1 MÊS
- Levanta a cabeça- Reage aos sons
- Olha fixo para rostos
- Passa boa parte do tempo dormindo
- Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
Caso ele não tenha atingido um, não se preocupe, isso não é errado, cada bebê tem o seu tempo, respeite isso em vez de procurar explicação ou culpa! Mas veja que você deverá estimular mais nesse ponto, a fim de que ele desenvolva mais este marco através das atividades recomendadas (confira neste post).
Mas não é só isso! Agora você pode consultar os marcos do segundo mês. Talvez o seu bebê já tenha atingindo algum deles! Que ótimo, Parabéns! Mas claro que haverá muitos ou todos que ele não fez e que você deverá estimular e ficar atenta para ver a evolução do seu bebê. Cada marco é uma conquista que deve ser comemorada!
2 MESES
- Mantém a cabeça erguida por períodos curtos: Não deixar ele sempre deitado já ajudará bem nisto! Fora que é uma maldade deixar o bebê sempre deitado ou no colo (maldade pra ele, porque é gostoso demais, né? só que é ainda mais gostoso ver ele se desenvolvendo)! Passeie com seu bebê pela casa, leve para banho de sol no horário permitido, com proteção (um paninho na cabeça, guarda-chuva, respeitando os horários permitidos de sol - ainda não pode protetor solar, não!) e sempre evitando claridade nos olhinhos dele, mesmos se eles estiverem fechados.
- Vocaliza sons como “agu” e “arru”: Essa pra mim sempre foi a melhor parte! Ouvir os sons que Henrique faz, é muito estimulante! Os primeiros sons dele foram 'é'! E era tão legal você conversar com ele e ele concordar!! ahahahah Estimule conversando muito e as vezes repita o som que ele faz, para ele saber que está sendo ouvido e querer repetir! Sabia que a fala para os bebês no início é uma brincadeira como aprender a levantar os membros? É algo que ele tá descobrindo e se você já estimular desde cedo ajudará com que ele fale mais cedo!
- Segue os objetos com o olhar: estimule o olhinho dele, passando objetos em sua frente e vendo se eles os acompanha. Cada vez ele acompanhará um pouco mais e um determinado dia ele acompanhará você andando por todo o quarto, bom demais!
- Movimentos ficam menos bruscos: Seu bebê vai aprender a controlar os membros. Para isso, deixe que eles os use muito, não fique impedindo seus movimentos, deixe ele aprender! Quando tirei o kit berço de Henrique ele colocou o braço pra fora e fiquei observando a forma com que ele iria tirar, conversando com ele, mas sem tirar imediatamente. Se visse que ele iria se machucar eu iria tirar, mas ele tem que aprender e não podemos fazer tudo por eles! Mas também não fique esperando que ele pegue um objeto do dia pra noite, tenha bom-senso! ;)
- Sorri ao contato social: Essa é a evolução inicial mais legal que tem. No início serão espaçados e involuntários, depois bem mais voluntários. Os primeiros sorrisos de Henrique eram de saciado demais após tomar uma mamadeira gigante - meu gordinho (assim, como na foto abaixo)! O sorriso social é aquele que ele faz de forma voluntária, normalmente quando reconhece os mais próximos ou reage a gracinhas. No caso do meu filhote, eu notei o primeiro sorriso social quando fui o acordar para mamar (eu fiz isso algumas vezes e me arrependo, mas explicarei em outro post quando falar da rotina de Henrique), fiquei fazendo o leite e cantando pra ele e ele foi e abriu aquele sorrisão pra mim! Quase caiu pra trás, né? Ele sorriu porque reconheceu minha voz! Depois abriu os olhinhos e sorriu denovo! Aí, quer matar mamãe né?! Hoje os sorrisos veem até quando ele está olhando pra parede branca!!
- Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema: Parecia loucura quando alguém me falava que eu entenderia o que meu filho queria pelo choro! Mas é verdade! Você vai aprender que cada choro quer dizer algo. Os de Henrique são: com fome, com sono, querendo estímulo. O mais fácil de distinguir é o de dor forte como cólica ou ouvido. Quando ouvir a primeira vez, vai ver que é histérico (em termo de som, meio que estridente, sabe?!), lhe dói também, então quando ouvir das próximas vezes saberá a diferença. Enquanto você não entender, tentar mantê-lo numa rotina ajudará a identificar mais rápido.
Para desenvolver cada uma dessas habilidades você deve fazer atividades com seu bebê, sempre respeitando o tempo e o limite dele. Henrique não gosta de ficar muito tempo na posição de barriga para baixo, que tanto fortalece o pescoço e deve ser feita sempre! Então todos os dias no horário mais disposto dele, pela manhã, coloco ele de barriga pra baixo um pouquinho e assim que ele mostra que não está gostando, antes de chorar, eu tiro, afinal a posição é importante e deve ser repetida. Se eu insistir em demorar ele pode associar a algo ruim e simplesmente, da próxima vez que for colocado nessa posição, chorar assim que for colocado. Lembre-se que o bebê já fará associações e você deve evitar associações negativas! Então, nada de forçar seu filhote a fazer algo que ele não quer, né?! Ele já tem querer sim, mesmo que seja apenas querer dormir!! ;)
Para o bebê de 1 mês, o site PediatraemFoco recomenda as seguintes atividades:
- Colocar objetos macios e coloridos a cerca de 20 cm da criança.
- Quanto o bebê estiver no colo ou deitado, movimentar objetos ou a mão lateralmente
- Colocar o bebê de bruços e apoiar as mãos nos pés dele, dando pequenos impulsos, para que ele vá se arrastando.
- Ajudar o bebê a colocar os pés e as mãos na boca como forma de conhecer as partes do próprio corpo.
- Juntar as mãos do bebê como se ele fosse bater palmas.
- Balançar chocalhos para que o bebê associe o som ao movimento.
- Às vezes carregar o bebê no colo virado para a frente, como se fosse uma cadeirinha, para ajudá-lo a firmar a cabecinha.
- Quando o bebê estiver deitado de barriga para cima, puxá-lo com cuidado, para que ele se levante um pouquinho, e deitá-lo novamente.
ATENÇÃO: Esta atividade DEVE SER FEITA COM MUITO CUIDADO. Primeiro, é importante que seu bebê já consiga ter algum controle do pescoço, se estiver solto e fazendo movimento brusco na descida, você estará forçando o pescoço e isso É PERIGOSO!!! Além disso, é preciso segurar com cuidado, fazer o movimento de forma lenta, para evitar DESLOCAMENTO DE OMBRO OU COTOVELO:
Isso é sério, perigoso e exigirá que o médico recoloque no lugar (antes disso você vai ouvir muito choro e seu bebê vai sofrer demais!). É melhor não fazer, do que fazer o movimento brusco ou errado. Para evitar quaisquer problemas minhas dicas são (na dúvida, consulte seu Pediatra sempre):
- espere um momento bem ativo do bebê, se ele estiver sonolento ou cansado o pescoço estará mais mole e ele não colocará força no movimento. Mas não faça se ele estiver distraído com outras coisas, porque ocorrerá os mesmos problemas de quando está cansado!
- faça os movimentos de forma devagar.
- comece com você sentada e as pernas flexionadas, como nessa foto abaixo, assim o bebê terá que 'percorrer' um caminho menor. Com o passar dos dias você vai aumentando a distância, bastando ir abaixando as pernas, conforme ver que o exercício está ficando fácil pra ele e você pode aumentar um pouco a dificuldade.
- inicie com poucas repetições! Tipo uma por dia. Depois você faz 2. Noutro dia 3... conforme você ver que seu bebê quer e aguenta! Respeite o limite dele e faça o exercício com segurança.
- procure apoiar não apenas na mão, mas também nos bracinhos e se precisar ter como apoiar as costas dele de forma rápida, caso ele canse no meio de exercício, evitando qualquer deslocamento de ombro, cotovelo ou machucar o pescoço dele.
Quando Henrique terminava essa atividade estava pingando de suor, é muito esforço pra eles, mas Henrique adora e agora quando pego as duas mãos dele, ele já vai fazendo força pra levantar, é uma onda!
Mas além dessas atividades e das que já recomendei para os recém-nascidos, quando seu filho completa 1 mês você já pode ver quais atividades são possíveis para o bebê de 2 meses e fazê-las com seu filho, para, além de estimular as habilidades de 1 mês, fortalecer seu bebê para que ele atinja os marcos do desenvolvimento do bebê de 2 meses, afinal, se atinge diferentes marcos durante os 30 dias, não quando o seu bebê faz mêsversário, né?!
Com 2 meses:
- Colocar o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade.- Movimentar objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando com ele; isso estimula a movimentação ocular.
- Cantar e conversar muito com o bebê.
- Pendurar no berço objetos coloridos que façam barulho, em várias alturas e posições, para que o bebê possa (ou tente) até alcançá-los.
Gente, é super normal que seu filho não esteja nem aí para algumas dessas atividades, mas uma hora ele ficará super interessado e você BOBA!!! Se hoje ele nem deu bola, tente outro dia novamente!
Henrique mesmo, com quase 4 meses, nunca tá nem aí para os objeto colocados ao lado dele quando está de barriga pra baixo, mas cada vez mais ele levanta mais a cabeça e sorri pra gente, que você vê que isso tá adiantado e vê as evoluções dele. Não vou achar ruim se ele mal pega um objeto nessa posição. Ele só pegou a Sophie uma vez e nem parecia estar fazendo isso com vontade, pois nem olhava para ela!!! E sexta-feira pegou muito o macaquinho!! O importante é que na hora que ele que quis pegar, já estava tudo ali na frente dele!!
3 comentários:
Mto bom! Deve ser incrível ver o desenvolvimento desses bebês lindos!!!
É bem clara sua explicação, realmente tudo que acontece mesmo :)
Obrigada Carla e Anne! Muito bom saber que estou me fazendo compreender e indo no caminho certo! Beijos!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.