Gente, antes de mais nada, Feliz 2014!!!!
O fim de ano foi maravilhoso e espero que tenha sido apenas um anúncio de um ano muitoooo bom que está vindo!!!
Então, vamos começar o ano com tudo, certo?!!
O calendário de vacinação vem na cartão do bebê do Ministério da Saúde e está disponível em vários sites, como no Baby Center.
É um momento temido pela maioria das mães porque nossos filhotes sempre choram!
Antes das primeiras vacinas de Henrique eu sempre tinha medo de não conseguir estar ao lado dele, segurá-lo e confortá-lo. Na primeira vacina dele (2 dias de vida) eu ainda estava bem debilitada do parto e cansada das tentativas malsucedidas de amamentação, estava esgotada e mainha foi com meu marido.
Fiquei triste de não estar com ele, de não ser nos meus braços que ele estava encontrando o conforto. E pensei que nunca mais não estaria com ele nesses momentos.
Depois disso, a próxima furada foi o teste do pezinho. O sangue estava saindo pou1co e foram várias furadas! Fiquei segurando ele o tempo todo. O bichinho até que se comportou muito bem, mas claro, chorava a cada furada e cada apertada!
Após essa experiência, ficou fácil segurá-lo nas furadas seguintes.
E ficou mesmo, até a vacina de 2 meses. Dei a vacina no fim da tarde. A tal da Pentavalente dói mais do que outras vacinas! Mas o problema não estava aí, na furada.
2, 4 e 6 meses | Vacina Pentavalente (DTP + Hib + HB) | 3ª dose | Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B |
VOP (vacina oral contra pólio - gotas) | 3ª dose | Poliomielite (paralisia infantil) | |
Vacina Pneumocócica 10 (conjugada) | 3ª dose | Pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo |
Por conselho da Pediatra, dei a vacina na rede privada (que dá menos reações que a da rede pública). Confira as reações das vacinas aqui.
Ainda assim, 6 horas (a noite) depois Henrique teve uma crise de choro intensa, mais forte que o choro de cólica! Dei o remédio para dor (tilenol) e cessou apenas uns 40 minutos depois.
Mais 8 horas ( pela manhã) depois o senti quentinho! Coloquei o termômetro e 37.7º ! Pra mim, febre! Liguei para o meu marido (médico) angustiada e ele não atendeu. Liguei para meu pai (médico também) e ele me aconselhou a apenas monitorar, pois 37.7º é subfebril e eu não deveria dar o remédio ainda! Logo em seguida, meu marido ligou e me deu a mesma orientação.
Deixei Henrique dormir no meu braço para eu sentir a temperatura e ele conseguir dormir bem (ele não estava conseguindo). De 15 em 15 minutos eu verificava novamente a temperatura!
A temperatura não subiu! Mas demorou a cair e voltar ao normal!
E voltou!
Na vacina de 4 meses resolvi dar pela manhã, assim se houvesse os mesmo sintomas eles seriam de dia e é muito mais fácil conforta-lo de dia, que de madrugada, morta de cansada!
Ainda bem! Os sintomas foram o mesmo, mas o choro foi de dia e no fim da noite veio novamente a temperatura elevada (mas ainda não febre), quando levei ele para dormir na nossa cama! Afinal, de que outra forma eu iria monitorar a temperatura dele de madrugada?
Bem, talvez você pergunte porque eu não dou logo o tilenol?! Muita gente faz isso! Uma mae
mãe que conversei no posto de saúde falou que dava de 6 em 6 horas E perguntou meio indignada porque eu não fazia o mesmo?!!
Mas eu sou esposa de médico e ele faz logo guerra psicológica, dizendo que o que eu farei se a febre vier antes de eu puder dar nova dosagem do remédio?! Aí vem aquela duvida, insegurança e não consigo dar o remédio.
Bem, essa semana tem novamente essa temida vacina, pois sexta-feira Henrique fará 6 meses! E novamente eu estou sem coragem de dar o tilenol antes. E não sou a favor de dar remédio antes de precisar, mas quando lembro do sofrimento...
Minha mãe, esposa de médico, me aconselha a dar! Ela diz que certas coisas não se pergunta ou se avisa ao esposo médico!!
Quem sabe eu consiga dessa vez?!!
Beijocas.
|
2 comentários:
Lívia eu dei preventivamente, antes mesmo de ir para o posto, por orientação do pediatra, médico das antigas...e depois dava de seis em seis horas o tilenol baby (que o mesmo pediatra falou que é bem fraquinho e não faz mal)....ninguém merece aquele sofrimento..nós sabemos o quanto a febre deixa o nosso corpo dolorido, olhos queimando..imagina nossos babys. Se tem algo que não é perigoso que ajuda aliviar...eu tentaria se fosse você. Porém, cada mãe que siga seu coração...esse é o melhor orientador.
Beijos Vivi
Vivi, vou fazer sim! Ultima vez, né?! Espero que dê certo, é muito ruim ver o filho sofrer! Beijos.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.