quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O que fazer com um bebê?!

Postado por Lívia Andrade às quarta-feira, janeiro 29, 2014
A gente engravida, fica louca para que o beber nasça e depois leva-lo pra casa.
 
http://www.maedeguri.com.br/2012/11/primeiros-30-dias-do-bebe-em-casa.html
 
Daí ele chega em casa e ficamos super ocupadas entre mamadas, fraldas sujas, banhos e trocas de roupas. Mas cada vez mais isso se torna mais fácil, mais natural e nós dois, mamãe e bebê, vamos tendo mais tempo 'livre'. E o que fazer com ele?! Quando o bebê dorme, dormir também!! Mas e quando ele está acordado??
 
 
Bem, não é fácil. Bebê não vem com manual de instruções e, no início, ele não parece nenhum pouco interessado em nossas brincadeiras. É muito difícil saber o que fazer nesses primeiros dias e, nos outros, é difícil saber como inovar. As vezes algo funciona com um bebê, mas não funciona com outro. Tem dias que algo dá bem certo e no outro parece tão desinteressante!
 
É por isso que adoro fazer os post sobre Marcos de Desenvolvimento, porque são neles que dou ideias para as mamães de como brincar com seu bebê. E foi assim que fui aprendendo a brincar com Henrique, olhando os marcos de desenvolvimento e as brincadeiras adequadas para a sua idade. E descobri que as brincadeiras são sempre estímulos para descobrir esse mundo completamente novo.
 
Depois de ter a sensação de que não sabia o que fazer com Henrique, passei a ler sobre isso enquanto colocando-o pra arrotar (com ele já dormindo), pelo celular. Depois ia testando as atividades sugeridas. Algumas atividades dão certo de cara, outras eu tinha que repetir alguns dias depois para surtir algum efeito.
 
E não pensa que eu tinha tanto tempo pra ler assim não, hein?! Eu não tenho babá. O marido ajuda, muito, mas ele não tem a licença que tenho, né?! E ele ainda tem plantões :(
Quando morava em Garanhuns meus pais me ajudavam muito, no início da manhã e a noite. Em Recife, encontrei uma pessoa que cuida da casa e que Henrique adora. Ela me ajuda muito, mas não é babá dele (ainda, pois se Deus quiser, quando eu voltar a trabalhar, ela será!) - eu já falei aqui, lembram? A 'Santa' Graça? É ela! 
 
Eu que dou comida, banho, mamadas, troco fraldas, tudo. Mas, com uma pessoa de confiança e com jeito para cuidar de criança em casa, fica mais fácil quando precisamos fazer nossas necessidades básicas, como tomar banho, comer, ir ao banheiro. E quando estou muito cansada, ela fica com ele e vou dar uma dormidinha para me recuperar! Também dá pra sair sozinha!!! Eh!!! É muito bom ter alguém de confiança e que depois poderá se tornar babá dele, assim em vez de procurar uma babá nas vésperas de voltar a trabalhar, posso simplesmente procurar alguém para cuidar da casa.
 
O que mudou foi que alterei minha leitura, meu foco agora é outro: ser uma boa mãe. Podemos optar por mudar o que ouvimos, o que lemos, o que assistimos, simplesmente para ser uma boa mãe e contribuir para ter um bom filho ou continuarmos com nossos hábitos e depois não reclamar do filho que criamos e do tempo que perdemos!! 
 
Nada disso é fácil, claro. Especialmente para as mulheres é um momento delicado, estamos sangrando muito, nos recuperando de um parto, adaptando o sono e toda nossa rotina há um serzinho que tem um ciclo de 3 horas (ou menor!!). Não é necessário virarmos uma mãe perfeita e ativa no início. E não se preocupe, isso também não acontecerá depois! Não há mães perfeitas e admitir isso é o primeiro passo para ser uma boa mãe!
  
Mas, claro, com o tempo as coisas se tornarão mais naturais! Não se cobre tanto no início, o que mais seu filho precisa é de você BEM!!! Os piores dias que tive com Henrique, os mais difíceis, foram os que estava estressada. Não consigo acalma-lo se eu não estou calma, não consigo distraí-lo se não estou bem!
 
 

Ler sobre a experiência de outras mães e orientações de pediatras, enfermeiros e quem entende de bebê lhe ajudará a ficar 'de bem' com o bebê, sabendo um pouco mais sobre o que fazer com ele (só que pode não dar certo, mas você terá outras opções). Ao menos, sempre me ajudou. Quando a gente lê, a gente se sente mais confiante.
 
 

Como sugestão de leitura, indico o post 20 formas estimulante de brincar com um bebê, do Baby Center, que tem sugestões de brincadeiras de recém-nascido até 12 meses.
 
Lembrem-se que aqui no Blog já temos os post sobre os marcos de desenvolvimento e as atividades para estimular os Bebês:
 
 
E quero logo fazer outros pra ajustar a idade de Henrique aos post daqui e conseguir sempre lembrar de tudo que faço com ele e colocar pra vocês (hoje uso as fotos pra lembrar)!!
 
Enquanto isso, deixo, como sempre, de sugestão de leitura, o site Pediatra em Foco, foi nele que sempre li os marcos de desenvolvimento todos os meses!
 
Boa leitura e Beijocas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez