sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Escolhendo o nome

Postado por Lívia Andrade às sexta-feira, janeiro 17, 2014


Hoje, depois de um dia monitorando a temperatura de Henrique após a vacina de 6 meses, fiquei sentimental!

Resolvi, então, mudar a programação do blog e contar um pouquinho mais sobre a maternidade em si!

Não se preocupem, não vou dissertar sobre maternidade, mas apenas contar um pouco sobre um momento importante da nossa gravidez, uma de nossas primeiras demonstrações de amor e carinho para o nosso bebê: A escolha do nome.

Escolher o nome de Henrique não foi fácil! Demorou, mas foi um processo gostoso!

Eu e meu marido moramos em Estados diferentes (infelizmente e horrível), por circunstâncias profissionais e desencontros momentâneos, esperamos. Por isso, infelizmente, não curtimos a gravidez da mesma forma que a maioria dos casais. Mas, para evitar que essa distância se tornasse ainda maior, decidimos escolher o nome juntos, depois de descobrir o sexo!
O combinado era que nenhum dos dois olharia nomes sem o outro junto!

Ocorre que eu era louca pra fazer a sexagem fetal (exame de sangue que detecta o sexo do bebê a partir da 8ª semana, descobrindo a presença de cromossomo Y no sangue da mãe, caso seja um menininho). Mas minha gravidez não foi fácil, tive muitos sintomas desagradáveis e não consegui ir no laboratório. Como demorou, resolvi esperar pelo ultrassom, mas a ultra da 12ª semana não viu nada...
A obstetra me indicou que esperasse até a 16ª semana para fazer o próximo ultrassom e, nossa, como a ansiedade cresce. Cresceu tanto que desapareceu e nem fui ansiosa saber o sexo!

E a demora foi tanta que acabamos olhando listas de nomes de sites diferentes e não entrando em acordo para se fosse um menino, mas escolhendo um nome para a menina: Laís.

Pra gente e o importante mesmo era os 2 escolher, nada de um escolhe o primeiro e o outro o segundo, tinha que ser um acordo. E além disso, o significado do nome era fundamental!

Não gosto do significado do meu nome: Lívia = Pálida!

Acho uma frustação o filho, em determinada etapa escolar quando todos os amigos querem saber o significado do nome, descobrir que o nome dele significa... PALIDA... tudo isso! :/
Não foi nada traumatizante, ainda gosto do meu nome (não do significado), mas, não queria isso pro meu filho e acho que o significado do nome fortalece o bebê! :) Doidices! Mas, quem duvida?

Bem, na 16ª semana (um dia conto detalhes sobre esse ultrassom), descobrimos que era um menino!!!
Esperamos até a primeira viagem e fomos olhar novamente a lista de nomes. Não chegamos a um acordo! E peguei o avião de volta sem saber como meu filho se chamaria.

Durante a semana, fiz uma lista reduzida (a ordem é alfabética, tá?!) e hoje consegui achar o e-mail pra mostrar aqui:

"Li toda a lista de nomes masculinos da crescer e gostei desses:

CONRADO - Refere-se a “conselheiro sábio, prudente”, do germânico Kuonrat.

DAVI - Vem do hebraico dawid e quer dizer amado. Na Bíblia, Davi venceu o gigante Golias e se tornou rei de Israel

HENRIQUE - Forma aportuguesada do germânico Heimric, “rei ou senhor da casa”. Foi o nome de muitos reis ao longo da história.

JONAS - Quer dizer pombo, do hebraico Yonah. Nome de um profeta bíblico.

LUCA - Forma italiana de Lucas. Vem do grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Na Bíblia, é como se chama um dos doze apóstolos de Jesus.

Você gosta de algum, amor?"

Relendo a lista fiquei surpresa que Jonas estava ali! Luca eu mesma tinha medo de colocar e do meu filho sofrer bullying dos coleguinhas perguntando "Tua mãe esqueceu o 'S'?" ! Não quis essa culpa!! ahahahahah Adoro o nome, mas não consegui!

Lembro que o e-mail retornou apenas com as 3 primeiras opções, sem nenhuma decisão.

Esperamos a próxima viagem, sob muita pressão de todos que não entendiam como a gente não tinha escolhido e queria saber sobre quais estávamos em dúvida. Não falei. Queria sempre que a decisão fosse minha e do meu marido, sem interferências.

Finalmente, nos encontramos novamente, no carnaval, e conseguimos escolher. A decisão foi conciliatória, Henrique era a minha segunda opção e a segunda dele também, mas era o nome que nos dois gostávamos! Gostamos porque é forte, tem um lindo significado e é simples sem ser comum demais!

Decisão tomada, nome na Certidão de Nascimento e hoje não imagino que outro nome meu filho poderia ter! Ele tem cara de Henrique!! :)


Abaixo segue alguns endereços de nomes para bebês, para quem ainda está na dúvida ou vai passar por essa fase:

Baby Center: Os 100 nomes de bebês mais usados em 2011
Abril: Nomes de bebê de A a Z
Guia do Bebê: Lista de nomes com significado, origem e numerologia

Bom fim de semana e Beijocas.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ele tem cara de Henrique mesmo!! :))))))

Carla França

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez