quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Bebês de 2 meses: Marcos do Desenvolvimento

Postado por Lívia Andrade às quarta-feira, janeiro 22, 2014
Eba! De volta a um dos meus temas favoritos! Marcos do desenvolvimento!

E hoje vamos falar do bebê de 2 meses? Pra nós, foi um momento divisor de águas. Não apenas pela idade, mas porque mudamos de cidade e, principalmente, de clima, radicalmente, quando Henrique tinha 1 mês e meio. Saímos de um clima frio (em torno de 15º a 19º) e fomos para o calor de Recife. No dia da viagem, saímos dos 17º para os 27º (para nossa sorte esta 'frio' em Recife), foi horrível, ele quase não dormia na primeira noite, mas era ligar o ar-condicionado que o choro parava!

É incrível como o clima quente ajuda os bebê a se desenvolverem mais rápido. No clima frio eles dormem muitooo mais. No clima quente, passam bem mais tempo ativo!

Pois bem, o bebê, com 2 meses, já pode ter atingido os seguintes marcos:

 

Todos esses marcos foram detalhados, inclusive explicando como estimulá-los, no post Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento

Caso seu filho tenha 2 meses e não faça algum desses marcos, não há problema nenhum, cada bebê tem o seu tempo, mas você pode estimular mais ele nesse ponto, para que ele atinja também esse marco.

Mas, quando ele completar os 2 meses, você já pode ver quais os marcos do Bebê de 3 meses para estimula-los ainda mais. Estímulos em excesso não fazem mal quando você respeita o limite do bebê e não cobra, sem achar ruim quando ele não faz algo que você espera!

Os Marcos de Desenvolvimento de um Bebê de 3 meses são:


Vamos falar de um por um?

I. Segura a cabeça com firmeza: o Bebê de 1 mês levanta a cabeça, o de 2 meses levanta em um ângulo de 45º graus e o de 3 meses já levanta a cabeça com firmeza. Todas as atividades que recomendei para o pescoço nos meses anteriores são válidas pra cá também. Andar com o bebê, mostrar objetos como quadros, fotos, colocar de bruços, tudo isso estimula a levantar a cabeça com firmeza.

II. Dá gargalhadas e gritinhos: Tudo se aprende pelo exemplo, não é?! Se você não conversar, não rir, não gargalhar para o seu bebê, como ele vai aprender?! Converse muito, sorria, gargalhe e ele será uma criança feliz! Pra variar, os primeiros gritos de Henrique foi no trocador, onde fazemos bagunça e conversamos muito! A primeira gargalhada já contei aqui no blog, no post O 6º Sentido. Nesse dia, a 'Santa' Graça que trabalha aqui em casa e tem muita experiência com crianças, me contou que as filhas dela nunca deram gargalhadas, porque ela e o marido não davam, eram quietos. Como eu faço barulho, ela acreditava que ele daria muita gargalhada. Ela estava certa e me fez pensar que se eu gargalhasse mais, Henrique também o faria mais! Comecei a forçar gargalhadas em alguns momentos e não é que funcionava? Ele gargalhava!!! Porque criança, mesmo bebê, aprende com o exemplo!!

III. Reconhece seu rosto, cheiro e voz: acho que isso é instinto e natural, não é algo que se aprende, mas é algo que existe desde que você seja uma mãe presente e dê amor ao seu filho. Aproveite seu bebê, brinque, converse, cante, abrace, coloque pra dormir! Tenha prazer em tudo isso e ele encontrará também!!! Com o tempo você passa a notar que ele dorme mais fácil com você e ele passa a sorrir quando você chega no berço, aí como é gostoso!

IV. Vira a cabeça na direção dos baralhos: o bebê de 1 mês reage aos sons, o de 2 meses segue os objetos com o olhar. O de 3 meses junta essas 2 habilidades e procura o que está fazendo o som. Então, tudo que estimula aquelas 2 habilidades também estimulará aqui também. Use chocalhos, brinquedos com barulhos. E esse é o tempo de brinquedos com luzes e sons, ele vai adorar e procurar de onde vem o som! Outra coisa que fiz nesse período, mas que algumas pediatras não recomendam (não era o caso da minha), é colocar DVDs com música, indicados para essa faixa etária (veja mais sobre isto no post Henrique e a TV) , olha aí na foto ao lado como Henrique assistia feliz da vida!


V. Leva as mãos à boca e suga os dedos: essa habilidade eles aprendem sozinho e deixam as mães de cabelo em pé, com medo deles passarem a chupar dedo.
Segundo a pediatra, não há problema se ele suga as mãos, mas sim quando pega o dedão. Eu tirava o dedo da boca e tentava a chupeta (que ele só pegou depois de muita insistência).
Há quem considere errada essa atitude, mas eu não queria meu filho chupando dedo, tirava quando dava, afinal?! Se fosse o jeito, ele iria chupar dedo. Não faria maldades tipo colocar luva, mas se funcionasse só com tirar, daria! Afinal, mais fácil tirar a chupeta que o dedo, hein?!

VI. Segura objetos com firmeza por pouco tempo: confesso que essa era uma das habilidades que mais queria que Henrique adquirisse logo. Não por preguiça de segurar objeto pra ele, mas por ansiedade mesmo! É muito legal quando ele começa a segurar! Para isso, estimule ele a brincar com objetos, identifique quais ele mais gosta e estimule colocando a mãozinha dele, segurando pra ele. Ele tem que ter interesse em pegar, pra isso, você tem que mostrar porque é interessante, né?! Tem que brincar com ele e mostrar que é divertido. E ter paciência. Na hora certa ele vai pegar!!! Outra opção, que nos ajuda a descansar um pouco também, é o tapete de atividades e nele os brinquedos ficam pendurados e fácil para o bebê pegar (fotos ao lado).

VII. Fica agitado com brincadeiras e música, movimentando pernas e pés: Gente, criança alegre se movimenta muito! É muito lindo, a gente acha que ele vai se machucar, mas cada vez ele coloca mais força e adora!! Isso é uma consequência dos estímulos que você der. Brinque muito, coloque músicas, divirta ele!!

O site Pediatra em Foco indica as seguintes brincadeiras para bebês de 3 meses (as brincadeiras para bebês de 2 meses já foram descritas no post Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento): 

- Manter mais vezes o bebê de barriga para baixo para ele brincar, ficando sempre junto dele: aproveite para usar o tapete de atividades, alguns vem com travesseirinhos apropriados para colocar o bebê de bruços. Se não, você também pode usar a almofada de amamentação.
Henrique também gostava de ficar de bruços na minha cama, acho que porque é fofinho e confortável!
Lembrando de sempre tirar quando ele cansar, para ele não achar ruim a posição, né? E não vicie na almofada, coloque as vezes ele de bruços sem ela também!

- Colocar brinquedos ao alcance da mão do bebê para que ele tente pegá-los: eu pendurava brinquedos em almofadas no sofá (olha aí ao lado), usava o tapete de atividades e móbiles no bebê-conforto, carrinho e berço.

- Utilizar móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado: Quando Henrique completou 2 meses teve uma leve resistência ao berço e aproveitei para comprar o móbile a ajuda-lo a gostar mais. Ele ama, acorda e fica lá brincando, é ótimo!! E agora, com 6 meses, tá aprendendo a ligar sozinho, acredita?!!!

- Tocar e movimentar o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar: pode ser numa conversa, em músicas, vale tudo, a gente vai exercitando a criatividade!!

Volte a ser criança com seu filho e divirta-se!!

Beijocas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez