segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Henrique e a TV

Postado por Lívia Andrade às segunda-feira, janeiro 20, 2014
A maioria das mães de meninos que converso dizem que seus filhotes têm dificuldades em assistir filminhos, se concentrar na TV, ir ao cinema!
Por esse motivo a partir desta semana passarei a introduzir filminhos aqui em casa, com esses dvds que vêm em capítulos.
Nem sempre os filmes da Disney são os melhores, mas são eles que passam no cinema e por isso são com eles que quero acostumar Henrique.
Henrique já vê TV desde os 2 meses! Começamos com o Baby Einstein através da Smart TV, assistindo no youtube!
Assistíamos todo dia de manhã desde que fomos para Recife, pois Henrique acordava as 5 horas da manhã, horário nada produtivo pra mim. Descobri que ele gostava da TV e ficava quietinho. Eu estava completamente desacostumada a ficar com ele nesse horário, pois quando estava em Garanhuns, meus pais ficavam com Henrique até as 8 ou 9 da manhã, para eu e Gustavo descansarmos!
Eu assistia mostrando as coisas, conversando, repetindo os sons que tinham no vídeo! Às vezes aproveitava um pouquinho e lavava umas mamadeiras, mas sempre conversando sobre o que estava passando, da cozinha (cozinha americana, dava pra ver a tv!).




Uns 15 dias depois, quando vi que ele gostava, passei a colocar um DVD de música que ganhei da Pediatra, amiga da família:

É ótimo, bem de criança, calminho, sem ser sonolento! Cantigas que todo mundo já ouviu quando criança e se você não lembrar, basta colocar a legenda! :)
Henrique adora mas confesso que hoje quase não assistimos mais, porque eu cansei!! :P É bom variar, muito mais por nós do que por eles!!

Eu tinha ouvido maravilhas do Baby Einstein, que era bom para criança, que estimulava a inteligência! Até que li esse artigo do blog Estimulando Meus Filhos, de Luciana Teixeira (Bacharel em Direito e Licenciada em Música). Olha só um trecho:
"Na última década propagou-se a idéia de que esses DVDs, usando imagens de bebês, brinquedos e músicas clássicas, seriam um estímulo capaz de transformá-los em pequenos Einsteins. E essa idéia vendeu MUITO. Recentemente, porém, pesquisas indicaram o contrário, que bebês expostos a tais DVDs tinham uma perda considerável no desenvolvimento da linguagem. Tanto que fizeram até um recall nos EUA, convidando os pais que se sentiram enganados pela propaganda a devolverem os DVDs."
Claro que isso não me fez parar de exibir de imediato os vídeos do Baby Einstein, afinal, não o uso como babá digital, mas me fez querer procurar alternativas, já que eu não curtia muito esses DVDs e tanto eu quanto Henrique gostávamos mais dos de música! 
Não acho que durante o tempo que assistimos ele fez mal para Henrique! Ele passou a gostar de TV com eles. Eu o estimulava o tempo todo, não apenas lhe deixava na frente da TV querendo que o DVD ensinasse ao meu filho a ser um gênio! Além disso, era visível que ele estimulava Henrique, a audição - ele sempre procurava o som da TV e prestava bem atenção - e a visão - era possível ver os olhinhos dele acompanhando os brinquedinhos na TV! Como eu estava conversando com ele, ele recebia os estímulos do vídeo e os meus!!!

Também aproveitava esse momento de TV ligada (afinal, no início, nem sempre ele prestava atenção) para fazer massagens para estimular o intestino dele (sempre foi bem necessário aqui). E sempre deixava um brinquedo do lado, para que quando ele cansasse da TV, pudesse se distrair com outra coisa, sem precisar reclamar antes.
No início ele assistia deitado, no colchão anti-refluxo e, por apenas poucos minutos, ele se concentrava. Eu revezava o lado que ele deitava, tanto para evitar 'amassar' a cabecinha, como para estimular os músculos do pescoço e dos olhinhos...
Depois passei a coloca-lo no meu colo primeiro meio deitadinho e com o tempo ele foi ficando cada vez mais sentadinho. Isso fortalecia os músculos para ele aprender a sentar, minhas pernas funcionam como almofadas, dando apoio. 
Por um período, ainda usei a cadeirinha para ele assistir. Ele adorava e se agitava tanto, mexendo os braços e pernas, que as vezes tínhamos dúvidas se ele não se machucava (batendo os tornozelos)!! Mas ele não reclamava... E, pra mim, se a criança não reclama, é porque não está achando ruim!
Hoje ele assiste sentado sem apoio.
Depois de 2 meses assistindo o Baby Einstein e 1 mês depois que li aquele artigo, resolvi comprar um DVD pra Henrique, um que eu gostasse também, daí fui comprar o DVD Toquinho No Mundo Da Criança (já falei aqui sobre ele)! Mas não encontrei e comprei um da Palavra Cantada (vou descrever ele em breve). É um DVD de música que passei a colocar todo fim de tarde pra Henrique, como forma de mantê-lo mais tempo acordado, pois nessa fase ele queria dormir às 16 horas e tinha começado a acordar muito cedo (em torno das 4 horas da manhã). Logo o DVD de Toquinho chegou e passei a alterná-los. Ele passou a ficar na TV em torno de 30 minutos de manhã e o mesmo tempo a tarde.

Com esses DVDs de música, no começo, claro, ele sempre terminava assistindo nos meus braços, às vezes não aguentava assistir todo, mas hoje sempre termina sentadinho e aí coloco no meu braço para nina-lo pra dormir! 
Com o tempo, percebi que o que eu utilizava para deixa-lo mais tempo acordado no fim da tarde, era o que eu usava para acalmá-lo pela manhã, mas ele estava cansado e precisava dormir mais. Retirei o vídeo pela manhã e agora, depois de 2 horas acordado, ele dá um cochilo de 40 minutos e fica bem humorado o resto do dia.
Hoje ele assiste o DVD de música no fim de tarde, apenas. Isso faz parte da rotina dele para dormir. Quando viajamos, ele assiste no notebook. Eu assisto, as vezes dançando, as vezes cantando e as vezes descansando (ninguém é de ferro!!).
Hoje, Henrique gosta tanto de TV, que tenho que ter cuidado, pois se ficar na frente da TV ele vai só olhar pra ela. Tento regular aqui, mas é difícil, meu marido adora e tenho que ficar reclamando! Assim, liberado mesmo, só no domingo, na semana ele tem que desligar quando peço. Já fiquei várias vezes chateada com isso, mas agora tô mais relax e meu marido mais compreensivo e desliga quando reclamo.
Como quero acostumá-lo com filmes, para leva-lo em cinemas, comecei ontem a coloca-lo para assistir um filminho rápido após o banho depois do almoço (o calor está tão grande aqui que estamos com 3 banhos). Comecei com o DVD que estava disponível na Zastras (que está em liquidação para fechamento): Meus amigos Tigrão e Pooh - Todo Mundo é Especial. 

Sinopse: Pooh e Seus Amigos é uma das propriedades Disney mais adoradas. Junte-se aos Super Detetives quando eles se equipam para partir em aventuras recheadas de diversão que ensinam como ser verdadeiros e honestos consigo mesmos. Ajuda crianças a refletir sobre o mundo que as rodeia de maneira interativa e animada.
Gustavo achou que é DVD de menina. Eu não! Mas gostaria de indicações de DVDs mais voltados pra meninos, quais vocês me indicam?
Estou começando com DVDs em capítulos, afinal, ele é muito novinho e vai ser só pouquinho tempo, pois ele já assiste 30 minutos no fim da tarde. Ontem mesmo, foi só 12 minutinhos. E quero que continue assim. Apesar de todos os benefícios, bons estímulos, é preciso ter cuidado com a TV. Existem muitas pesquisas que indicam que expor demais criança à TV é prejudicial para seu desenvolvimento. O assunto é controverso e vasto, então deixo aqui alguns artigos muito bons e de fácil leitura para quem quiser conhecer mais do assunto:
Natura Mamãe e Bebê - O Bebê e a TV
Vale a pena ler esses artigos, se informar e NUNCA usar TV como Babá digital!
Boa semana e beijocas!

1 comentários:

Anônimo disse...

Mto fofo ele todo durinho vendo Tv!!!

Carla França

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez