sábado, 10 de maio de 2014

Rotina de um recém-nascido

Postado por Lívia Andrade às sábado, maio 10, 2014
 http://demaeparamamae.com.br/tag/rotina-e-o-bebe/
Quando Henrique nasceu e não conseguimos a amamentação, soube que teria que partir para a rotina de 3 X 3 horas.  
Eu já tinha lido sobre ela no livro A Encantadora de Bebês, só que adotá-la agora não era apenas uma questão de querer impor uma rotina para facilitar as nossas vidas, mas sim uma questão de saúde e realmente o controle ficou rígido após o aumento de peso acelerado do meu bebê.

Esse foi o primeiro passo para se estabelecer uma rotina. A cada 3 horas Henrique chorava como um reloginho, pedindo comida. Mesmo que estivesse dormindo, raramente ele deixava de acordar para pedir o leite. 
Para ajudar no controle, anotava o horário de início da mamada sempre. Também anotava horários em que fazia cocô e xixi, já que Henrique chegou a ter uma leve prisão de ventre e ficou sem fazer xixi por um dia, quando das tentativas de amamentação.


Como ele tomava muito leite desde cedo, minha preocupação era não deixá-lo dormir na mamada, para que ele mamasse tudo que precisava e rejeitasse a madeira (empurrando-a), evitando que ele passasse a pedir novamente o leite antes das 3 horas, por ter adormecido no meio da mamada, sem tomar tudo que ele precisava. 

As Pediatras sempre recomendam esse cuidado, além de pedir que sempre sobre leite na mamadeira (o bebê solta a mamadeira quando está satisfeito), evitando, inclusive, que o bebê sugue o ar da mamadeira (e depois sofra mais ainda com gases). Para isto, você pode alisar as mãos do bebê e ficar conversando com ele. A Encantadora de Bebês rejeita pegar nos pés do bebê, pois isso o assusta e eu realmente sempre procurei evitar - se a gente não gosta de cócegas nos pés, imagina o bebê?!!

Rotina, pra mim, é aquilo que se faz com habitualidade. Adotar toda a rotina do EASY que a Encantadora de Bebês sugere é quase impossível, mas adotar a alimentação de 3 em 3 horas foi regra aqui. O resto eu tentava seguir! 

Além do controle da alimentação, o que tínhamos de habitual era que meus pais pegavam Henrique todas as manhãs, para eu descansar da noite cansativa.  

Foi assim durante 1 mês e meio: Henrique chorava umas 5 ou 6 horas da manhã querendo mamar, eu dava a mamada, o arrumava e minha mãe vinha pegá-lo no quarto. Eles (especialmente minha mãe) ficavam com Henrique até umas 8 ou 9 horas da manhã, mantendo-o acordado a maior parte do tempo, fazendo exercícios para gases, conversando e, quando necessário, dando a mamadeira.
 
Hoje eu me arrependo um pouco disso. Embora fosse fundamental para eu descansar e aguentar o dia que estava só começando e eu já morrendo de sono, isso, acredito, ajudou Henrique a ter o hábito de acordar cedo e acordar com todo o gás, querendo logo sair do quarto! Mas eu não sei se teria condições físicas e mentais  de ter feito diferente.

Do controle de alimentação, surgiu a rotina de higiene do bebê, que aprendi também com o curso on-line de maternidade que fiz na Bebe - Abril e a rotina da Encantadora de Bebês. Após todas as mamadas de 3 horas, trocava a fralda e como a fralda anterior normalmente tinha vazado, trocava a roupa. Muitas vezes Henrique tinha dormido durante os 15 minutos que eu esperava para ele arrotar e não gofar quando eu o deitasse, mas mesmo assim eu trocava a fralda, o que normalmente o fazia acordar e fazer alguma atividade, seguindo a rotina EASY (alimentação-atividade-sono-tempo para a mamãe).

Nesses primeiros 45 dias, como morávamos numa cidade fria, o banho de Henrique era programado para as 15 horas. Mas esse horário não era rígido, dependia do horário da mamada anterior. O banho era dado entre as mamadas num horário que não ficasse nem muito próximo da primeira, a ponto de provocar o gofo, nem muito tarde, a ponto de deixá-lo irritado de fome. Até por este motivo, as vezes, tinha que acordá-lo para o banho.

Assim, a rotina de Henrique ficava assim:

00h ou 01h - mamada
03 ou 04h - mamada
06 ou 07h - mamada

horário da vovó
09 ou 10h- mamada
12 ou 13h- mamada
15 ou 16h- mamada
Banho
17 ou 18h- mamada
19 ou 20h- mamada
22 ou 23h- mamada
 
Logo com alguns dias, infelizmente não sei dizer quando, a noite, Henrique passou a intervalar uma das mamadas com umas 5 horas. E esse horário acima variou um pouco.

Mas, mudança de rotina mesmo, tivemos quando fomos para Recife, quando Henrique tinha 1 mês e meio, mas isso, é assunto para o próximo post de Rotinas. 

Beijocas e boa semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez