terça-feira, 20 de maio de 2014

Curso de Gestante - Vale a pena!

Postado por Lívia Andrade às terça-feira, maio 20, 2014

Quando eu estava grávida (é, sou eu na foto!), tentei fazer um curso ainda em Brasília, mas não consegui vaga.
Depois, em Pernambuco, me inscrevi num curso que depois foi cancelado.
Daí, decidi que tinha que conseguir um curso, nem que fosse na internet, ao menos pra saber o que se dá nele!

Eu fiz o curso de gestante on-line da Bebe - Abril !

O curso não lhe ensina a ser mãe, nem lhe fará uma expert em bebê, mas lhe deixará menos insegura!

São 21 vídeo-aulas curtinhas, rápidas e diretas, sobre sintomas, cuidados e doenças na gravidez, tipos de parto, e o mais importante, na minha opinião, cuidados com o bebê.

Eu gostei muito das informações sobre higiene do bebê, que envolve banho, troca de fraldas e limpeza do coto umbilical. Ver, assim, explicadinho, ajuda a não ter medo de fazer. Não é nada do que a gente nunca ouviu falar, mas ver ajuda! E conhecer os perigos nos ajuda a cuidar bem!


O banho, eu aprendi com minha mãe, sem ela, coitado de Henrique... Acho que a coisa mais importante é aprender a apoiar. Depois, aprender a não ter medo! Não é se sentir segura a ponto de relaxar e se descuidar, mas sim, de ter confiança de que está fazendo o certo! Isso não impediu Henrique de bater a cabeça na borda da banheira ou de levar um caldinho, mas o manteve sempre limpo e... VIVO ; )



A troca de fraldas, depois que aprendi a fazer, vendo o curso e lendo as embalagens de fraldas, percebi que a maioria das pessoas fazem errado e deixam a parte de elástico para fora,  não para dentro, para formar uma conchinha e impedir vazamentos. Mas isso também não impediu as fraldas de vazarem!






 Quanto ao coto umbilical, foi ótimo ver a teoria e não ter medo de mexer no 'prendedor', movendo-o para cima e para baixo, a fim de garantira limpeza correta, com o álcool 70%. Eu tinha medo que probprovocasse dor em Henrique, mas aquela pele tá morta e vai cair, não dói nele se você mover com cuidado e devagar.  A limpeza é fundamental para não infeccionar e para uma boa cicatrização ,não deixando marcas no bebê. Mesmo depois do prendedor cair, ainda é preciso a limpeza!


A parte de amamentação, acho que merecia um curso a parte. Amamentar é importante para o bebê, é lindo e algo que espero vivenciar com meu próximo filho, mas o início é complicado. Nem vou entrar nessa discussão aqui, mas acho que a preparação psicológica para o início da amamentação deveria ser algo mais trabalhado nos cursos de gestantes. Apenas nos ensinam a pega certa e como é importante, mas há muitas coisas envolvidas, como, p.e. que nem sempre o leite desce no primeiro dia, que até o bebê fazer a pega certa pode doer muito, mas, claro, que tudo isso vale a pena!




A parte que trata da gestação em si, não supre de forma alguma o pré-natal e todas as dúvidas que surgirem devem ser tiradas nessas consultas com a obstetra.

Achei o curso valioso, mesmo on-line. Acho que a maior dúvidas das mamães de primeira viagem são justamente os cuidados necessários com o bebê, afinal, nunca fizemos isso... talvez com bonecas, mas elas não tinham uma vida só, se caíssem estava tudo bem, era só recomeçar. O bebê nos parece a coisa mais frágil do mundo e, muitas vezes, isso é o que nos dá medo. E só a prática nos dá segurança.

Mas não se preocupe, quando o bebê está ali precisando da gente, o instinto de mãe funciona, criamos coragem, aprendemos e passamos a fazer com naturalidade!

No blog Dona Girafa há uma matéria muito boa falando sobre alguns cursos on-line e gratuitos, confere lá!

Beijocas.


0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez