Há muito tempo algumas pessoas vem me pedindo um post específico sobre Rotina de Bebê, um tema controverso e complicado, até por isso demorei mais.
Muitas pessoas acham absurdo estabelecer rotina para um bebê, outras entendem necessário para nos ajudar a definir de onde vem o choro, se é fome, xixi, mais atividade, menos atividade..
Eu entendo ao contrário das duas correntes mais comuns, numa visão mais moderada e conciliadora: rotina é necessário, mas não é algo que nós, mamães, estabelecemos como regra para o bebê. Não apenas porque a rotina precisará ter flexibilidade e adaptação constante aos novos hábitos do bebê, que mudam conforme ele adquire novas habilidades, mas a questão é que encontrar uma rotina que dê certo para o seu filho vêm através de um acordo, onde os dois vão encontrar um plano que dê certo. Nós vamos sugerindo e o bebê acaba nos mostrando o que dá certo pra ele.
Você pode achar que não, mas aquele ser tão pequeno tem vontades, personalidade e você não conseguirá nada por imposição, a não ser cansaço e estresse!
Normalmente, a rotina se inicia com o tal ciclo (super cansativo) de 3 horas. Aqui foi assim, principalmente porque Henrique não mamou no peito (não por vontade minha, tá?), tomava leite artificial e o ciclo de 3 horas vem de uma 'norma' para o bebê não engordar, já que a mamadeira é mais fácil de sugar.
Antes de engravidar, eu li o livro da Encantadora de Bebê que 'previa' essa rotina de 3 horas e eu já tinha ela bem delineada na cabeça. O bebê mamaria, brincaria, dormiria e voltaria a mamar, bem assim, né?! Claro que não! Quando o bebê mama fica cansado e quer dormir. Quando acorda quer brincar e ainda não é hora da mamadeira e nem deu tempo do sonhado tempo pra mim!
Se você ficar preocupado em seguir regras rígidas, você se frustrará e se desesperará. Tenha em mente acima de tudo que rotina só se estabelece com o conhecimento dos hábitos do bebê. Você verá os sinais de sono e conseguirá se antecipar, colocando-o para dormir antes que ele chore (ou chore muito) pra dormir. Você encontrará os horários de brincadeira e os melhores momentos para o banho. O bebê lhe mostrará a hora que ele dormirá a noite (e você pode até tentar acostumar para mais tarde ou mais cedo depois) e você poderá criar uma rotina para o sono.
Não adianta impor, tudo passará por um acordo que requer paciência, convivência e amor! Com tudo isso vocês encontrarão a melhor rotina para os dois - ainda que demore algum tempo.
A partir da próxima semana farei post com algumas rotinas que tivemos por aqui, para tentar orientar, ajudar e dar ideias para algumas mães entretanto o que deu certo aqui pode não lhe ajudar aí, mas você pode tentar até achar o que melhor funciona para vocês dois!
Beijos e boa semana!
1 comentários:
Concordo com você livia, impor algumas coisas só gera stress, claro que você vai tentando colocar o filho na rotina da casa, mas você tem que entender os sinais dele e também tentar se adaptar. Agora o mais legal desse post foi essa foto do quarto
Simplesmente amei. Quero um igual para meu dudu. Simples e lindo.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.