Desde aí, sabia que usaria muito o talco quando fossemos para a praia e comprei um só para a bola de viagem.
Sabe aquela dificuldade que temos no banho de tirar a areia ou, pior, de tirar a areia sem água, só batendo? Impossível, né? Mas aí, basta passar o talco e problema resolvido, sai tudo rápido.
Por isto, após os primeiros banhos de mar de Henrique, que foram naquelas piscininhas que fazemos na areia, dei um banho de talco antes de colocar embaixo do chuveiro. Bom? Ótimo! Henrique ficou sem nenhuma areia e meu marido, que tomou os 2 banhos com ele, de areia e de chuveiro, ainda ficou com um pouco de areia depois do banho!!!!
Depois disso, resolvi testar o talco em outras situações. Henrique gorou um pouco no berço. Além do lençol de elástico, uso um pano de xixi. Tirei esse pano que ele dorme sobre ele, mas, de madrugada, sozinha, não tinha como tirar o lençol de elástico, então, coloquei talco, coloquei o pano de xixi por cima e inverti o lugar de Henrique para que o rosto ficasse impossível de tocar onde tinha o talco. No outro dia, nem cheiro nem sinal do gofo, ainda bem.
Nesse fim de semana ele fez xixi na minha cama. Muito xixi. Tipo alagou tudo, sabe. Deu pra mudar o lençol, mas o que fazer com o colchão pesado, num dia de chuva??? Não tem como colocar pra secar. Usar secador só aumenta o cheiro (já testei isso quando tinha minha cadelinha e não foi uma não foi uma boa ideia). Coloquei talco, muito talco, porque quanto mais colocava, mais molhava, empapava... Fiquei com medo de ter sido uma boa ideia... Mas isso até algumas horas depois, quando cheguei no quartos. O colchão estava seco e sem cheiro! Ainda bem, porque já tava pensando no quarto com o ar ligado e o fedor de xixi!
Agora, nas viagens, ando com o pote de talco da johnsons. Eu prefiro o da granado para usar em Henrique. Mas para esses outros uso, o custo benefício da Johnsons é bem melhor! A embalagem é bem grande e, portanto, sai bem mais barato e é de excelente qualidade. O da Granado me ganha no cheiro delicia!
Por fim, e o mais importante, é a função de evitar assaduras. No início tinha medo de usar o talco por conta do risco de sufocamento do bebê, mas agora uso. Gente, muita cautela e o uso correto diminuem este risco. Converse antes com o pediatra e veja qual a opinião dele, existem muitas contras e outras a favor. Mas, use sempre como ultimo recurso e siga algumas boas dicas.
Primeiro, tenha segurança no que faz, mantenha o talco longe das mãos e rosto de bebê, e tenha um plano B para se um problema ocorrer. Você sabe o que fazer? Você deve estimular a tosse dando leves tapinhas nas costas do bebê, para expulsar o pó aspirado dos pulmões. Faça islãos M caso de aspiração de qualquer pó pelo bebê. Vi também que deve deitar a criança de lado, mas não entendi porque. Evite em bebês menores, eu só passei a usar em Henrique há pouco tempo.
Como uso? Coloco o talco num pote que fique distante do bebê. Depois faço um pouco do talco grudar na ponta do meu dedo e espalho na sobrinha que quero prevenir assadura.
Porque recorri ao talco? Porque depois de um fim de semana na praia, uma assadura no pescoço quis voltar. Usei a desistindo roxa, que é um saco porque mancha tudo que é roupa. Depois fui pra pomada com corticoide que a pediatra passou. Nada! Só piorava! Dai fui pra receita de vó, por indicação da Pediatra: água com maizena no fim do banho, na proporção de uma colher de sopa para um litro de água. Depois do banho, talco nas dobras do pescoço. 2 dias e estava ótimo!
Aí, voltei para a pomada, mantendo o bebê em segurança e com menos coisas pra se preocupar, né? Usar talco é uma preocupação, mas ele é ótimo para quando a assadura já existe e você não consegue tratar. Isto pois ele deixa o lugar seco e o que dá a assadura é a úmida, que fica especialmente quando colocamos muita pomada. É por este motivo que calor dá assadura, porque o bebê sua e o suor fica lá, mantendo o lugar úmido. A maior preocupação da assadura é que pode dar fungo! Aí, complica o tratamento. Portanto, cuidado, ao primeiro sinal de assadura, sem resultado com a pó,ada que você usa para prevenir, procure o Pediatra e ele lhe dirá o tratamento mais adequado.
Nada de usar remédio sem receita do pediatra! pois você poderá piorar a situação ou tornar o fungo ainda mais resistente.
Beijocas e boa semana!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.