terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cante, cante!!!

Postado por Lívia Andrade às terça-feira, setembro 09, 2014
Semana passada li uma matéria muito legal sobre a importância de cantar para o bebê.
http://musicaeduca.wordpress.com/tag/bebes/

Imediatamente me lembrei dos primeiros dias de vida de Henrique, como eu cantava para ele, como isso me fazia sentir bem.

Nos primeiros dias, eu cantava sempre a mesma música e também fazia um som de chiado (shhhhh) para acalmá-lo quando ele estava dormindo e despertava assustado ou fazia muitos barulhos.
A noite, o chiado era único som que eu fazia.
O recém-nascido faz muitos barulhos a noite e nos acordávamos o tempo todo. Sempre que eu acordava, fazia esse chiado e Henrique voltava a dormir. Eu também o usava nas trocas de fralda noturnas. Esse chiado funciona até hoje.
A musica que eu cantava era uma que me acalmava também: "mãezinha do céu, eu não sei rezar...". Me lembrava a infância e é uma reza ao mesmo tempo, isso me ajudava. OS primeiros dias não são fáceis e precisamos encontrar coisas que nos ajude a superar o cansaço! Ouvir o choro do bebê é difícil, difícil entender que é apenas a linguagem dele e não um pedido de socorro, que nem sempre o choro está relacionado à dor, à fome, pode ser algo mais simples como tédio ou fralda suja!

Sempre que Henrique chorava eu cantava a música e o ninava em meus braços.

Com o tempo fui usando outras músicas e deixando essa de lado, até porque, Henrique ia chorando cada vez menos e eu ia inovando a trilha musical. Passei a cantar Dia Branco, Se Avexe Não, Vagalumes, Exagerado....
Bem, até que um dia, após uma vacina, Henrique teve uma dor enorme a noite e quando eu comecei a cantar a primeira música (mãezinha do céu...) ele se acalmou, parou o choro. Ele se lembrou da música e do efeito que ela tinha! Achei mágico isso!

A música apenas mostrou o vínculo que nos tínhamos/temos e as formas de comunicação próprias que criamos e como elas estavam dando certo!

Por isso, eu sempre coloquei aqui no blog que uma das formas de interagir e estimular com o bebê é cantar! Especialmente nos primeiros dias, quando pode existir uma dificuldade de simplesmente conversar com o bebê!


Cientificamente, são comprovados os ótimos efeitos da música para o bebê, aliás, não só para o bebê, para a mãe também.



Como falei no início, todo esse assunto veio após a leitura de uma matéria: Cantar para prematuro acalma e melhora a saúde do bebê e da mãe, diz pesquisa (confira a matéria integral aqui). O método canguru combinado com canções de ninar pode salvar a vida de recém-nascidos com baixo peso.



Não é incrível? Agora você tem ainda mais motivos para cantar para seu filho!!!


Beijos e boa semana.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez