segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bebê de 5 meses: Marcos do desenvolvimento‏

Postado por Lívia Andrade às segunda-feira, agosto 25, 2014

O Bebê de 5 meses já pode ter atingido todos os marcos do desenvolvimento de um bebê de cinco meses. Caso ele não tenha atingido um dos marcos, não há preocupação, cada bebê é único e tem seu tempo, mas você pode estimula-lo para atingir algum marco caso isso não aconteceu (veja como no post Bebê de 4 meses: Marcos do Desenvolvimento). Se tiver alguma dúvida converse com o Pediatra do seu bebê.
Ele, ao longo do mês, irá atingir os Marcos do Desenvolvimento do bebê de 6 meses, que são:


- Vira na direção de sons e vozes: Para isso, são necessários estímulos auditivos. Música faz bem ao bebê e conversa sempre, sempre faz muito bem! Logo você notará ele curioso nas conversas ou mesmo procurando você quando escutar sua voz! Por isso, se você ainda não o faz, chame-o pelo nome. Em breve ele já responderá a isso. Eu costumava chamar Henrique de bebê e foi um grande exercício chamá-lo pelo nome!

- Imita sons, faz bolinhas de cuspe: O bebê imitará sons se ouvi-los. Então tudo que serviu para o item anterior, serva também para este. Mas uma ótima forma é contar histórias com sons de animais ou sons  repetitivos. Se contadas com regularidade, o bebê pode lhe surpreender fazendo o som antes mesmo que você (e você descobrir em breve que ele já tem memória!).


- Rola nas duas direções quando deitada: Se ele consegue se virar deitado a hora é de cautela, muita cautela. Evite quedas e mantenha o bebê sempre em lugar seguro. Nada de ficar sozinho no trocador. Se ele ainda não consegue, não espere isso acontecer para você tomar cuidado! O bebê não vai lhe avisar que consegue se virar! Existem vários exercícios que podem estimular ele a virar. Coloque brinquedos que chamem a atenção dele do lado e espere ele tentar se mover para pegar. Você também pode colocá-lo sob um travesseiro ou toalha reforçada (dobrada algumas vezes para ficar fofinho) e tentar rolar o bebê de um lado para o outro do travesseiro/toalha, para que ele aprenda que é bom virar e queira fazer isso sozinho. Torne isso uma brincadeira e demonstre sua felicidade quando ele rolar! Bebês precisam de estímulos para fazer esforços e progressos.

- Senta sem apoio: Lembram que no post anterior sobre marcos do desenvolvimento  (veja como no post Bebê de 4 meses: Marcos do Desenvolvimento) falamos formas de estimular o bebê a se sentar, reforçando o apoio? Lembre-se que o bebê tem o corpo em formação e fortalecimento e não pode ser deixado muito tempo sentado, para não forçar demais uma musculatura que ainda não está totalmente pronta. Portanto, cuidado nesses estímulos, vá com moderação e verifique se o bebê não está incomodado ou cansado. Lembre-se também que, ainda que ele sente sem apoio, ele poderá cansar e pender para algum lado ou para trás, portanto, deixe-o em um ambiente seguro, cercado de almofadas ou em um tapete bem fofinho que possa amortecer qualquer queda.

Quando Henrique tinha cerca de 1 ano e já se sentava muito, muito bem eu esqueci de colocar o apoio atrás dele para caso ele caísse, afinal, isso não acontecia fazia um bom tempo. Mas estávamos brincando tanto e ele tendo crises de risos, que mesmo sentado ele caiu para trás de tanto rir e o riso logo se transformou em choro! Ele estava no tapete acolchoado, mas mesmo assim doeu e doeu em mim que esqueci de colocar a almofada! Moral da história, protejam seu bebê sempre!

- Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca: Seu bebê começará a mostrar sinais de independência e vontade própria e levantará esticará os braços para pegar o objeto que ele quiser. Já é uma demonstração de que ele pode fazer algumas coisas sozinho e você poderá ajudá-lo a sempre avançar nisso. Lembre-se de nem sempre dar tudo na mão dele, ofereça algumas coisas, deixe objetos próximos para ele se esforçar.

- Está pronta para alimentos sólidos: Se o bebê foi amamentado, estará pronto para alimentação sólida aos 6 meses. Converse com o pediatra para saber a melhor forma de iniciar o oferecimento de alimentos sólidos. Diferentemente do que foi feito conosco, agora já podemos oferecer papinhos (e não suquinhos ou sopinhas) para nossos bebês. Existe uma série de alimentos não indicados para essa fase, seja pelo tamanho ou pela possibilidade de alergias, então, nada de começar isso sem uma boa conversa com o médico ou nutricionista especializado!




Não deixe de conferir as atividades recomendadas pelo site Pediatra em Foco para bebês


Aos 5 meses:

- Colocar o bebê sentado e cercado de almofadas, mantendo as costas dele eretas. Ficar perto dele.
- Segurar o bebê pelas axilas e colocá-lo de pé por períodos curtos.
- Deixar várias caixas e cubos coloridos para o bebê manusear.
- Ajudar o bebê a rolar usando uma toalha.
- Estimular o bebê a bater palmas.
- Conversar com o bebê e contar o que você está fazendo e pensando. Cantar para ele.


Aos 6 meses:

- Colocar o bebê sentado com leve apoio.
- Dar um brinquedo de cada vez a ele para ver se o passa de uma mão à outra ou se o solta para pegar outro.
- Esconder o brinquedo fora do alcance do bebê e estimulá-lo a procurar ou tentar alcançar o brinquedo.
- Colocar o bebê na frente do espelho e fazer brincadeiras de aparecer e desaparecer.
- Segurar o bebê pelas axilas e brincar de pula-pula.
- Com o bebê no colo, faça várias brincadeiras e movimentos, fixando o olhar nele para que perceba seus movimentos faciais.

Beijocas e boa semana!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez