quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento da visão

Postado por Lívia Andrade às quarta-feira, fevereiro 19, 2014


Uma das coisas que sempre tive curiosidade, e que todo mundo que nos visitava perguntava, era quando o bebê passa a enxergar igual à nós. A visão do bebê já começa a se desenvolver na sétima semana de gestação. Nos primeiros dias de vida extra-uterina, você usa vários objetos para que ele acompanhe, por recomendação com distância de 20 a 30 cm, e muitas vezes ele nem reage. Mas em poucos dias ele já está olhando pra gente e para as janelas como se já enxergasse tudo e longe!

Será? Infelizmente não! Até por isso, colocamos objetos muito perto do bebê para que ele possa vê-lo. Além disso, usamos coisas coloridas para tentar sua atenção. E funciona?
Bem, o bebê enxerga as cores desde que nasce, mas tem dificuldade para distinguir cores parecidas. Logo, não precisa ser objetos muito coloridos, mas sim com grande contraste entre as cores (nada de degradê) e uma ótima opção são coisas preto e branco, como um tabuleiro de damas. E, na verdade, a maior atração do bebê, neste início, é o rosto da mamãe, aproveite este momento!

A grande dificuldade do bebê ao nascer, em relação à visão, é controlar os olhinhos, mas ele já distingue luz, forma e movimento. Por conta disso, vive ficando vesguinho quando tenta forcar objetos. Isto passa com um ou dois meses, quando ele aprende a focar os dois olhos juntos (se ele não fizer isso e apresentar algum desvio, lembre-se que ele tem até o fim do sexto mês para corrigir isso espontanemamente, conforme falei no post Desvio no Olhar do Bebê).

Apenas entre o segundo e o quarto mês o bebê passará a distinguir melhor as cores e, enquanto isso, você pode utilizar as cores primárias para chamar atenção dele. Aqui, do segundo para o terceiro mês, o que mais chamava a atenção dos olhinhos eram livros e fotografias grandes.

Com 4 meses o bebê passa a ter noções de profundidade, entendendo o perto e o longe. É justo nessa fase que ele controla melhor os braços e, portanto, pegará com mais agilidade e precisão as coisas interessantes, incluindo brincos, cabelos e óculos (e nós já começamos a ensinar o NÃO)!


No mês seguinte, ele já é capaz de reconhecer objetos por parte deles, ver objetos muito pequenos e acompanha-los com facilidade. Nessa hora, já podemos começar as brincadeiras de esconde-esconde com mais sucesso!!!

Finalmente com 8 meses o bebê passa a ter a visão semelhante a de um adulto, reconhecendo pessoas do outro lado do cômodo. E quanto a cor dos olhos, embora possam ocorrrer pequenas mudanças, normalmente agora que estará bem definida.

Estimular a visão do bebê, com mudanças de ambientes, objetos diferentes, permitindo observar o mundo além da janela é extemamente importante. Afinal, é por meio da visão que seu filho absorverá uma enorme quantidade de informação sobre o mundo que o cerca, estimulará o desenvolvimento do cérebro e colaborar para conquistas no âmbito físico, como sentar, rolar, engatinhar e andar.

Para quem acha que o filho não está acompanhando esse desenvolvimento ou simplesmente tem mais curiosidade sobre este assuntoaconselho ler o artigo Marco do Desenvilvimento - Visão., que tem também informações mais aprofundadas e sobre quando recorrer ao Pediatra (além das consultas mensais necessárias para acompanhar o desenvolvimento do bebê).

Beijocas.

Publicado por DraftCraft app

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez