Sempre adorei blogs. Por isso, quando descobri a gravidez, foi o primeiro lugar que recorri para aprender mais sobre a gravidez e como ser uma boa mãe.
Embora exista todo o nosso instinto materno, ninguém nasce sabendo como criar um bebê.
Mesmo com todas as nossas brincadeiras de casinha, todo mundo precisa aprender a ser mãe.
Claro que não é algo que se lê, se decora, se faz um teste e pronto, se vira uma boa mãe! Claro que não! Mas leitura é algo bom pra tudo, até pra gente aprender a ser uma boa mãe!
Pra mim, nada é mais valioso do que a experiência de quem já passou por isso! Imagine! Claro que eu não compraria um livro de um homem ensinando a ser uma boa mãe! Experiência, nesse caso, vale bem mais do que a teoria!!!
E não foi por outro motivo, que antes de comprar um livro, decidi, através da experiência de leitura de outras mães, escolher qual o livro que compraria e estaria na minha mesa de cabeceira pelos próximos meses!!!
E eu queria apenas ler 1 livro! Acho que existem tantos livros, tantas ideias diferentes, loucas e contraditórias, que ler mais de um livro embaralharia minha cabeça e eu queria apenas um guia, não mais interrogações!
Sabe aquela história de ler o resumo pra ver se o livro inteiro é bom? Foi mais ou menos isso que fiz, vasculhando dicas de leituras em blogs.
De cara exclui os livros que nos 'ensinam' a deixar o bebê chorar sozinho no berço para que aprenda a dormir!
Excluindo eles, conheci o livro
A Encantadora de Bebês.
Muitos blogs falam muito mal e chegam a chamar a Tracy Hogg de
A Adestradora de Bebês. Porque?
1. ROTINA
Para alguns é extremamente difícil entender a rotina que ela procura estabelecer para os bebês!
A Tracy propõe o EASY de 3 em 3 horas, que consiste em o bebê Comer, Fazer atividade, Dormir e, finalmente, a mãe ter tempo para ela mesma!
Bem, primeiro, da minha leitura do livro, não considerei que há uma rotina rígida. Ao contrário, ela considera que variações de horários são normais nas crianças, mesmo após muito tempo de rotina. Também mostra que certos bebês podem não se adaptar a essa ordem das coisas e você pode inverter. No início, Henrique não conseguia seguir o EASY porque acaba as mamadas morto de cansado e, normalmente, a atividade vinha após o sono.
Qual o benefício dessa rotina estruturada? Se o bebê já comeu, você limpou a fraldas, fez atividade e ele começa a chorar, há uma grande probabilidade de que esse choro seja apenas sono! Se ele acordou, depois faz atividades e está limpinho (sem fralda suja), possivelmente é fome o choro!
Essa rotina me ajudou muito a entender melhor o choro de Henrique, mas, claro, tinha dia que funcionava perfeitamente, tinha dias que não! E nos dias que a rotina não funcionava, eu ficava louca achando que não conseguia ser uma boa mãe, desesperada porque quando tudo parecia estar andando certo, as coisas desandavam... Até que passei a identificar os Impulsos de Crescimento, graças também a Tracy (explicarei logo mais embaixo).
Por mais que se critique esse ponto do livro, todo mundo segue ao menos uma rotina na hora do bebê dormir! Isso é muito bom para o bebê!
2. A FAMA
Bem, muitas pessoas se quer chegam a ler o livro e saem julgado! Já escutei muita gente falando que não leu o livro porque é contra deixar o bebê chorando. Sei que muito livros, como o Nana, Nenê, é a favor do 'Choro Controlado". Neste livro, se recomenda que se deixe o bebê no berço ainda acordado e se dê boa noite ao bebê, saindo do quarto em seguida. Mesmo em caso de choro, você deve apenas entrar no quarto a intervalos regulares, para dizer à criança que está por ali, dando confiança e saindo novamente.
Não! Não! A Tracy não é a favor disso e foi isso que me fez comprar seu livro! Ela entende que deixar chorar no berço quebra a confiança e restabelece-la é extremamente complicado!
Ela entende bom para o sono da criança que ela seja colocada no berço ainda acordada (o consigo poucas vezes), mas você deve continuar ali, seguindo com o chiadinho no ouvido e as tapinhas nas costas (eu continuo com o chiadinho e apenas com a mão sobre ele), até ele dormir. Você não deve sair antes do quarto, caso contrário, o bebê despertará e você recomeçará todo o processo novamente.
3. ALIMENTAÇÃO CONTROLADA
Ora, especialmente hoje, com a ampla aceitação da Livre Demanda do Peito, que consiste em colocar o bebê para mamar sempre que ele quiser, é difícil entender como um bebê deve ser colocado em uma rotina rígida, controlando sua alimentação de 3 em 3 horas!
Bem, para quem, como eu, infelizmente, teve algum problema com amamentação e teve que dar a mamadeira para seu filhote, é simples demais entender a rotina de 3 e 3 horas, porque ela é aconselhada por todos os Pediatras.
Como a mamadeira é muito mais fácil de ser sugada do que o peito materno, o bebê mama mais facilmente, mais rápido e portanto, pode engordar facilmente.
Aqui em casa, mesmo com todo o controle das 3 em 3 horas desde que Henrique saiu da maternidade, ele ganhou ao menos 1.5 kg em cada mês durante os 3 primeiros meses e estava obeso! Sério, obeso!
Vê só a diferença de trabalho da musculatura, especialmente, da língua do bebê, quando toma o leite na mamadeira e quando é amamentado no seio:
a. Na mamadeira
b. No Seio Materno
Então, pra quem já tem que seguir a restrição no horário de alimentação do filho, a rotina de 3 em 3 horas é um imposição natural e a sugestão do EASY só facilita isso!
Mas o mais importante desse post pra mim, não é dizer em que as críticas não pesaram na minha adoção deste livro. Não é simplesmente explicar que tudo que a gente lê deve ser lido com olhar crítico. Ninguém vai pegar um livro e absolver todas aquelas ideias pra si, sem ao menos refletir sobre elas (tá, tá bom, ninguém deveria fazer isso e não foi isso que fiz!). O mais importante é explicar como o livro me ajudou e explicarei isso detalhadamente na próxima semana!!! Aguardem que vale a pena!!!
Beijocas e bom fim de semana.