quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Introdução dos Sólidos na prática - Parte 1

Postado por Lívia Andrade às quinta-feira, dezembro 05, 2013
Henrique completou 4 meses e a indicação das pediatras dele foi que iniciássemos a introdução dos sólidos, já que ele não toma leite materno (odeio dizer que ele toma fórmula, pois acho um pouco preconceituoso dizer que não amamento meu filho e prefiro dizer que amamento na mamadeira, embora o mundo diga o contrário!).

Eu adorei a notícia e já vinha me preparando pra isso! Porque adorei a notícia? Porque há um mês Henrique vem diminuindo muito a quantidade que mama devido aos dentinhos querendo nascer e a dificuldade em sugar. Ele chora e recusa muito a mamadeira. Teve dia de só tomar duas mamadeiras! E por mais que todo mundo diga que ele tem reservas, não é bom pra nenhuma mãe ver seu filho que antes era um guloso, tomar apenas 300 e poucos mls por dia!

O segundo motivo é porque desde os 7 dias de vida Henrique teve sempre um ganho de peso muito acima da média o que o fez ser considerado obeso desde a 2ª consulta. Embora isso fosse preocupante e me fizesse sempre ter cuidado em dar as mamadas apenas de 3 em 3 horas até os 3 meses e depois partir logo para a rotina de 4 em 4 horas (que ele mesmo foi pra isso, não eu que impus), as pediatras tentavam me acalmar com o fato de que quando introduzíssemos os sólidos, ele regularia o peso!

Pois bem! Me preparei de 3 formas para a introdução dos sólidos:
1. Ouvindo bem a Pediatra. (isso é o mais importante!!)
2. Lendo o capítulo específico do Livro A Encantadora de Bebês e alguns artigos que achei no 'Dr. Google' mesmo, para ver a experiências de outras mães.
3. Comprando o que iria me ajudar nessa introdução, em termos de utensílios.

Da leitura do livro, considerei mais importante as seguintes dicas:
->  Introduzir um alimento por semana pela manha. Estando tudo bem, colocá-lo para outro horário do dia. Isso ajuda a verificar qualquer alergia alimentar ou reação, como gases.
-> Pense, antes de iniciar a introdução dos sólidos, as regras que você quer para o bebê à mesa:
Pensei bem e não quero uma regra além de que COMER deve ser algo divertido, não tão cheio de regras que possa se tornar um momento chato ou frustrante para Henrique.
Então, adotei algumas dicas da Encantadora de Bebês: não regular ele o tempo todo, se ele quer pegar na comida pega, se quer pegar a colher eu dou (e pego outra, por isso é importante ter várias ao lado), não limpar ele o tempo todo. Ele está aprendendo a comer e depois isso vai passar, agora é importante que ele primeiro aprenda A comer, depois COMO comer.
-> Os sinais que o bebê dá que já está pronto para a introdução dos sólidos (que ela considera que deve ser feita apenas a partir dos 6 meses, mas relativiza alguns casos após os 4 meses):
I. O bebê parece mais faminto que o habitual?
- no caso de Henrique sim, até porque ele não consegue sugar a mamadeira sem dor.
II. O bebê acorda no meio da noite querendo mamar?
- sim, mas isso nunca me incomodou e nessa fase era o único horário que ele comida direito. Acho que isto se torna um sinal quando não acontecia e passa a acontecer.
III. O bebê perdeu o reflexo de protrusão da língua? Ela aconselha colocar uma colher na boca do bebê e ver como ele reage - lembre-se de usar uma colher esterilizada, apropriada e exclusiva para o bebê.
- eu fiz com Henrique uma semana antes de iniciar a introdução dos sólidos e ele reagiu bem, abrindo a boca para a colher e não empurrando-a com a língua.
IV. O bebê olha quando você está comendo, como se dissesse "Ei, quando eu ganharei um pouco disso aí?"
- isso acontecia muito e quando li isso no livro até ri por identificar bem como ele já fazia isso!
V. O bebê consegue ficar sentado sem se apoiar?
- Ainda não, mas nesse caso apenas não o coloco em caldeirão ou bolsão, dou a comida com ele no meu colo. Isso não é absoluto, até porque muitos bebês de 6 meses ainda não sentam.
IV. O bebê tenta pegar as coisas e colocá-las na boca?
- Henrique faz isso há algum tempo e agora faz super bem.

O que comprei para começarmos esse início?

 

Eu já tinha ganho 2 pratinhos, um copinho, babadores de plásticos e com cata migalha (tem uma foto dele lá no fim da página), um kit com 2 colheres e uma redinha para frutinhas.






As colheres mancharam com o uso do mamão e são um pouco grandinhas para Henrique ainda. Mas como possuem as pontas maleáveis, serão ótimas para quando ele mesmo estiver aprendendo a usar a colher.
A redinha foi determinante nesse processo inicial da introdução dos sólidos e recomendo todo mundo ter. Também ajudam a coçar a gengivinha do bebê.

O que comprei:

Kit de colheres, um da Tommee Tippee e outra da Munchkin:



 

Ainda não usei o da Tomme Tippee que é grande pra boquinha dele.
Estou usando o da Munchkin que é ótimo, leve, tamanho ideal, a colher fica branca se a comida está quente. Só que o mamão já manchou uma das colheres também...

Pratos com tampa que aguentam ir para o micro-ondas da NUK, um fundo e um raso:












Esses pratinhos são ótimos até pras saídas, porque você coloca as colheres dentro, fecha e sai! Pode até colocar um alimento, como uma frutinha (fiz isso com ameixa). Bem prático. E a comida não fica escorregando demais neles. Adorei!

O fato de irem ao micro-ondas é um diferencial porque, para não amadurecerem logo, aqui as frutas ficam na geladeira e as vezes coloco 10 segundinhos para esquentar, pois Henrique acha ruim geladinha demais.

Agora, acabei de encomendar às meninas da Encomenda Amiga os seguintes produtos:

1. Potes para guardar alimentos:


Decidi comprar porque os alimentos que ficam na geladeira não podem ficar em qualquer pote, estes precisam ser livres de BPA.
Além disso, preciso para saídas mais demoradas, pois nem tudo cabe dentro dos pratinhos.
Esses são ótimos porque quando Henrique estiver aprendendo a comer, tem ventosas no fundo para não cair facilmente da mesa!!


                             


2. Bolsa térmica:



Quando se vai levar apenas uma fruta, qualquer papel alumínio resolve, mas quando se vai levar almoço, tem que ter uma bolsinha térmica. E quando se vai levar 3 refeições...se precisa muitoooo!!!




Na próxima semana contarei quais os primeiros alimentos que estamos oferecendo a Henrique e como está a aceitação.


 
Beijocas. 

2 comentários:

Merian Candioli on 12 de dezembro de 2013 às 07:10 disse...

Engraçado a parte dele ficar de olho na tua comida. Ben está com 4m e ainda só no peito..... mas não passa nada por ele sem que ele tente agarrar e tacar na boca.
Estava receosa se a pediatra iria querer introduzir as frutas, mas nao. Como ele tah evoluindo bem,vou levar ate is 6m. Com a Bella era peito e fórmula e ela entrou com as frutas com 4m.

Lívia Andrade on 12 de dezembro de 2013 às 13:40 disse...

Merian, leve mesmo até os 6. Se ele apenas mama, não há necessidade de introduzir os sólidos antes. E quanto mais você espera, mais ele estará preparado para isso!!! Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez