Próximo de Henrique completar 2 meses, nos mudamos de cidade. Fomos para Recife, um clima quente, depois de 60 dias morando no frio de Garanhuns. No dia da viagem, deixamos os 17° graus do meu interior querido, para chegarmos aos 27° graus da capital (ainda bem, Recife estava com um clima muito ameno naquela semana).
A mudança foi drástica. O clima quente deu uma energia incrível a Henrique (e conversando com outras mães, descobri que isso acontece com quase todos os bebês).
Ele, que antes passava boa parte do dia deitado, quietinho, sonolento ou dormindo mesmo, passou a exigir mais atividade e ficar super esperto!
Mas, também, passou a começar a dividir a rotina diurna da rotina, estabelecendo horário para começar o sono da noite! O que antes achávamos que era um choro de cólica, passou a ser identificado como choro de cansaço. Ele precisava apenas ser colocado longe dos estímulos e desacelerado, para poder dormir e descansar a noite toda, recarregando as baterias!
E a mudança de rotina foi necessária e a demora para encontramos essa nova rotina nada fácil! Quando o bebê muda seus hábitos e necessidades, a rotina precisa mudar, mas encontrarmos a forma de fazer isso, identificar onde mudar, não é fácil e exige muita atenção, amor e paciência.
Henrique passou a acordar as 5 horas da manhã, religiosamente, devido a claridade - Não coloquei cortinas blackout, pois o bebê precisa aprender o que é dia, o que é noite.
Quando ele acordava, eu ligava a TV, pois estava morta e deixava ele 30 minutos assistindo Baby Einstein (como já expliquei no post Henrique e a TV). Eu aproveitava para fazer as massagens e exercícios para o bom funcionamento do sistema digestivo, além de conversar muito e repetir muita coisa do vídeo, para estimular diálogo e audição.
Henrique ficava acordado até a hora da próxima mamada, mas era sempre um horário difícil depois que eu desligava a TV. Ele estava cansado e eu ficava um tempão colocando-o para dormir, me estressava e tinha dificuldades para nos acertar nesse horário. Muitas vezes ele só dormia na próxima mamada.
Com o tempo e várias releituras do capítulo de dificuldades de sono que a "Encantadora de Bebês" descreve em seu livro, identifiquei que Henrique ficava difícil esse horário porque tinha dormido pouco a noite (para ela, menos de 12 horas deixam o bebê irritado) e refleti sobre a rotina para entender onde mudar. Entendi que a TV, que eu usava no fim da tarde para manter Henrique mais tempo acordado, estava impedindo que durante a manhã ele voltasse a dormir rápido! Retirei a TV da manhã e Henrique passou a, depois de 2 horas acordado (ou seja, as 7 da manhã), tirar um cochilo de 40 minutos a uma hora.O que eu fazia essa 2 horas? Colocava-o na varanda, onde tava fresquinho, depois quando o sol batia, no sofá com um brinquedo (como na foto abaixo), massagens e conversas, depois no tapete de atividades...
Quando acordava, estava feliz e bem-humorado. Mamava, tomava banho e dormia o primeiro soninho do dia. Era um sono de quase 1 hora e 30 minutos. Depois, em torno de 11 horas, ou quando acordava, ele tomava a 3ª mamada do dia.
Depois de muita brincadeira e atividades, Henrique tirava o cochilo da tarde, em torno das 14 horas, após uma nova mamada! Dormia um cochilo gostoso, acorda entre 15 e 16 horas e eu forçava-o a ficar acordado até as 17 horas, quando ele já estava morrendo de sono e dormia! Porque eu forçava? Se eu não fizesse isso ele dormia antes e só acordava no outro dia, mas acordava cedo demais. Então tinha que dar uma forçadinha e eu fazia isso, cantando, colocando DVD de música, dançando com ele no braço, fazendo os exercícios na perninha dele e depois dando banho (até agachamento eu já fiz pra ele ficar mais tempo acordado e hoje ele adora que eu faça isso, ri que só)!
Umas 17:30 dava a mamada e ele dormia! Depois ele acordava em torno das 21 horas e em torno das 03 da manhã, apenas para mamar e voltava a dormir!
Isso durou até que Henrique completou os 3 meses, quando a rotina aqui endoidou e também passou para a rotina de 4 em 4 horas entre as mamadas, mas isso, já é assunto do próximo post!! ; P
Beijocas.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.