A Carteira de Identidade é um documento de extrema importância para o bebê. Nossas digitais já estão formadas muito antes de nascermos, então a carteira de identidade pode ser tirar a partir do nascimento!
A Policia Civil lançou uma campanha visando incentivar a expedição de carteira de bebês, como forma, inclusive, de auxiliar a encontrar crianças que vierem a desaparecer:
Além dessa medida de prevenção e segurança, a carteira de identidade é importante para viagens com bebê. Muitos pais se preocupam apenas com o passaporte quando vão fazer viagens internacionais e se esquecem da carteira. De fato, apenas o passaporte bastaria, mas existem vários relatos de pais que dizem que tiveram complicações e nos aeroportos nacionais por não terem tirado o RG também - então... precaução nunca é demais. Além disso, fiquei sabendo que há um modelo de passaporte azul que não tem a filiação, o que impossibilita viajar apenas com o passaporte do bebê, sem a identidade (verifique no passaporte do seu filho, não custa se precaver, né?!).
Se você já vai tirar a foto 5X7 para o passaporte, pode solicitar que a loja te forneça também uma cópia 3X4. Apenas com 2 fotinhas 3X4 e a certidão de nascimento é possível tirar o passaporte, além, é claro, do RG original do responsável que está levando o bebê para tirar o documento. O bebê tem que estar junto no momento de fazer o RG, para a coleta das digitais.
O primeiro RG é gratuito. Para retirada de novas vias, é cobrado um valor progressivo.
A foto 3x4 de Henrique foi retirada numa loja de revelação. Ele ficou tranquilinho sentado numa cadeira, enquanto eu fazia palhaçadas com brinquedos atrás da fotógrafa para ele olhar pra foto. Ele olhou, mas saiu com carinha desconfiada e emburrada, o que ressaltou as bochechas gordinhas!
Tiramos o RG de Henrique em Garanhuns-PE, no Expresso Cidadão.
Henrique, com um ano, já não é mais um bebê que pode ir dormindo e não acordará com a coleta das digitais. E este é meu conselho, tire o RG do seu filho enquanto ele tem facilidade para dormir e um sono pesado!
Perdi esse tempo e inventei de levá-lo para tirar a carteira de identidade justamente quando ele se quer fica sentada ou quieto, tem apenas vontade de andar, de correr uma maratona.
Mas, ainda assim, estava tudo bem até eu colocá-lo no braço para o servidor 'sujar' os dedinhos dele de tinta e começar a 'pintar' as folhinhas com suas digitais!
Quando o moço pegou o dedinho de Henrique para colocar a tinta, começou o chororô. Ele ficou com pena e ficou na ilusão de que Henrique se acalmaria ou entenderia alguma das minhas explicações sobre a necessidade de tirar o RG! Doce ilusão. Cada vez que ele ia pegar o dedinho de Henrique delicadamente, Henrique chorava mais. Até que eu disse: "moço, pode pegar com firmeza mesmo, que tem jeito não!".
Caramba, são muitas coisas pra fazer. Passar a tinta nos dedos, depois passar as digitais, uma por uma em 2 folhar, depois o dedão em mais 2 e o 4 dedos de uma vez novamente! Depois limpar! Muita coisa pra fazer e repetir esse processo na outra mão!!! oh céus! Imagina o choro!
Quando terminou uma das mãos, eu comentei que se fôssemos para a calçada, ele se acalmaria com os carros passando! O servidor prontamente me ouvi e disse: "então vamos tentar!"
Fomos para a parte externa do prédio e de fato Henrique se acalmou, só que, infelizmente, mal passava carro e ele voltou a chorar. Toda vez que um carro passava ele se acalmava. Mas quando o carro sumia, voltava o berreiro!
Mas, enfim, coletadas as digitais, estamos agora aguardando a carteira chegar. Que, aqui, levará de 15 a 30 dias!
Quando chegar eu mostro aqui!!
Beijocas e Boa semana!